Shuni mudra - mudra da paciência, mudra das mães

Eu digo que é o mudra das mães!! Invoca a paciência, selando ao mesmo tempo éter e fogo, ou centelha divina.
Coragem para manter o dever e a responsabilidade. Paciência, discernimento, foco e disciplina.
Eu vou andar assim o dia inteirinho!!

Benefícios físicos
Este mudra me estimulou a estar presente, no agora, para aquelas coisas que não vão mudar nunca. Sem procurar culpa no passado ou perspectivas no futuro, não houve fugas emocionais. Isso contribuiu para que eu percebesse oportunidades de diálogo que só poderiam acontecer se eu me mantivesse paciente.

Benefícios psíquicos
Estimula a compaixão e a compreensão e a paciência com os outros, essas atitudes ajudam no desenvolvimento de pensamentos nobres, transformando emoções negativas em emoções (e sentimentos) positivos.

Por que?
O dedo do meio representa CORAGEM para manter o dever e a responsabilidade. O polegar representa o fogo, a centelha divina. Quando os dois dedos se conectam incentivam a paciência, o discernimento, foco e disciplina = coisas de mãe.

Como praticar
Achei que combinava com esse mantra...
om mani padma hum... mas quis saber o que significava antes, e daí achei o proprio Dalai explicando tão leve e alegremente que resolvi colocar aqui: Om mani padma hum

Com a mão na massa
Tenho praticado esse mudra desde a postagem, em maio. Ele significou um domínio emocional nunca experimentado antes. Nem sempre consegui entoar o mantra em conjunto, virou um hábito mental. Acordo mais cedo: om mani padme hum; estou na fila do banco, tchans; vou caminhar, tchans. Isso tem me colocado mais presente nos momentos mais difíceis, como quando meu filho teve pneumonia. Esta presença foi importante para tomar decisões conscientes sobre medicação, tratamento em casa, etc.  Super-recomendo a prática.

Sabe quando você precisa que a criança faça tudo rápido? Então, relaxe e use esse mudra, e pare de exigir coisas que as crianças não tem que ser pressionadas a fazer :-)

Limitações
Não há. Preciso confessar que demorei quaaaaaase um mês para visualizar um pouco a complexidade desse mudra, bem como a gradiosidade da transformação que ele propõe. É um mudra muito simples e extremamente sério, apesar da leveza que possui.
Recomendo com muita intensidade a sua prática.

Referências
https://www.kooshoo.com/blogs/news/15698756-the-shuni-mudra-30-weeks-of-mudras. Acesso em 30 jul. 2018.
https://www.youtube.com/watch?v=6pAZH23YSyU. Acesso em 28 mai. 2018.



Comentários