Prana Mudra

É o mudra da Vitalidade, da Vida.

Benefícios físicos:
* Repor forças;
* aumentar a vitalidade;
* diminuir o cansaço;
* curar infecções oculares.

Benefícios psíquicos:
* Ajuda a desenvolver a capacidade de impor-se  e perseverar;
* melhora a autoestima, a percepção e a clareza mental.

Como praticar:
* Em conjunto com exercícios de respiração, para acalmar;
* entoando o mantra OM calmamente.

Por que?
* Os elementos fogo (indicador), terra (anelar) e água (mindinho) se interligam, trazendo vitalidade.
* A respiração deve evidenciar a parte alta.
* O Pranayama Kosha (uma das bainhas que compõe o corpo prânico) cuida das áreas da laringe e dos órgãos de respiração e da fala.


Com a mão na massa:
Ao praticar o mudra, a impressão que se tem é de que o tempo passa muito rápido. Entoar o mantra ajuda a manter a concentração, e esse é um detalhe muito importante porque absolutamente tudo o que você tem pra fazer vai aparecer em sua mente. É preciso ter foco e o OM ajuda a acalmar para manter a atividade respiratória e a concentração na meditação.
É uma meditação leve, clara, a posição ritual do mantra é simples, não exige força ou determinação. As mãos tem um movimento natural para a execução da atividade meditativa.

Limitações:
Ao aliar a prática de meditação à cromoterapia, fiquei sem saber exatamente que cor usar, aprendi que é uma área azul celeste, devido à manipulação energética do chakra laríngeo e aqui, no esquema dos Koshas, está vinculada a cor laranja. Assim, não misturei as coisas e não pratiquei a meditação com ideoplastia colorida. Vinculei a prática focando somente o exercício físico da respiração.

O pulo do gato:
Mudra moments

Referências:
Mudras para a cura do corpo, da mente e do espírito. Mudras para a libertação da alma e para a proteção espiritual. Disponível em:<eusouluz.com.br>. Acesso em 02 fev. 2018.
http://yogaemvoga.blogspot.com.br/2011/07/apana-e-prana-mudras.html



Comentários