Livre arbítrio - Espritismo x Hinduísmo

Vez que sou espírita, estabeleceu-se um paradoxo irremovível: o livre arbítrio.

Na doutrina espírita, cremos em livre arbítrio. No livro dos espíritos, perguntas 843 a 850, está a pedra basilar da filosofia e religião, quanto a essa questão:

  843. O homem tem livre-arbítrio nos seus atos?
       Pois que tem a liberdade de pensar, tem a de agir. Sem o livre-arbítrio o homem seria uma máquina.

   844. O homem goza do livre-arbítrio desde o nascimento?                    
     — Ele tem a liberdade de agir, desde que lenha a vontade de o fazer. Nas primeiras fases da vida, u liberdade é quase nula; ela se desenvolve e muda de objeto com as faculdades. Estando os pensamentos da criança em relação com as necessidades da sua idade, ela aplica o seu livre-arbítrio às coisas que lhe são necessárias.
     845. As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer não são um obstáculo ao exercício de seu livre-arbítrio?
     — As predisposições instintivas são as do Espírito antes da sua encarnação; conforme for ele mais ou menos adiantado, elas podem impeli-lo a atos repreensíveis, no que ele será secundado por Espíritos que simpatizem com essas disposições; mas não há arrastamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder. (Ver item 361.)
     846. O organismo não influi nos atos da vida? E se influi, não o faz com prejuízo do livre-arbítrio?
     — O Espírito é certamente, influenciado pela matéria, que pode entravar as suas manifestações. Eis porque, nos mundos em que os corpos são menosmateriais do que na Terra, as faculdades se desenvolvem, com mais liberdade.Mas o instrumento não dá faculdades ao Espírito. De resto, é necessário distinguir neste caso as faculdades morais das faculdades intelectuais. Se um homem tem o instinto do assassínio, é seguramente o seu próprio Espírito que o possui e que lho transmite mas nunca os seus órgãos. Aquele que aniquila o seu pensamento para apenas se ocupar da matéria se faz semelhante ao bruto e ainda pior, porque não pensa mais em se precaver contra o mal. E nisso que ele se torna faltoso, pois assim age pela própria vontade. (Ver item 367 e seguintes, Influência do organismo.)
      847. A alteração das faculdades tira do homem o livre-arbítrio?
     — Aquele cuja inteligência está perturbada por uma causa qualquer perde o domínio do seu pensamento e desde então não tem mais liberdade. Essa alteração é freqüentemente uma punição para o Espírito que, numa existência, pode ter sido vão e orgulhoso, fazendo mau uso de suas faculdades. Ele pode renascer no corpo de um idiota, como o déspota no corpo de um escravo e o mau rico no de um mendigo. Mas o Espírito sofre esse constrangimento, do qual tem perfeita consciência: é nisso que está a ação da matéria. (Ver item 371 e seguintes.)
      848, A alteração das faculdades intelectuais pela embriaguez desculpa os atos repreensíveis?
      — Não, pois o ébrio voluntariamente se priva da razão para satisfazer paixões brutais: em lugar de uma falta, comete duas.
       849. Qual é, no homem em estado selvagem, a faculdade dominante: o instinto ou o livre-arbítrio?
      — O instinto, o que não o impede de agir com inteira liberdade em  certas coisas. Mas, como a criança, ele aplica essa liberdade às suas necessidades e ela se desenvolve com a inteligência. Por conseguinte, tu, que és mais esclarecido que um selvagem, és também mais responsável que ele pelo que fazes.
      850. A posição social não é, às vezes, um obstáculo à inteira liberdade de ação?
      — O mundo tem, sem duvida, as suas exigências. Deus é justo e tudo leva em conta, mas vos deixa a responsabilidade dos poucos esforços que fazeis para superar os obstáculos.

No hinduísmo, entretanto, vários vedas afirmam que não há livre-arbítrio na matéria, é tudo ilusão. Porque o que entendi até agora, tudo depende de como entendemos as coisas e isso, não é nosso escolha.

Ora, se queremos entender (supondo que todos queiramos entender), do que depende nossa compreensão? Certamente não é da vontade. Entender é uma questão de passar a entender. Fim. É um fato da existência, não uma crença ou uma teoria. Não depende de conteúdo, de (in)formação intelectual. É uma jeito de estar no mundo resolvendo as cosias.




Referências
Disponível em: <https://livrodosespiritos.wordpress.com/leis-morais/cap-10-lei-de-liberdade/v-livre-arbitrio/>, acesso 19 ago. 2018.

Centre, Sivanda Yoga Vedanta. Yoga: our home practice compenion. 2010.


Preu nunca esquecer:

843 - 850!

 punyam e papam - 

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